Webinário

 

Na última sexta-feira (5), aconteceu o webinário “Desafios da Formação Médica em Tempos de Pandemia”. O evento online marcou a aula inaugural do Curso Covid-19, uma iniciativa coordenada pela equipe de docentes e médicos da Disciplina de Emergência da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, com a participação e colaboração de diversas áreas e departamentos, inteiramente gratuita, oferecida pela plataforma Moodle.

Participaram do webinário, a pró-reitora de graduação da Unicamp, Eliana Martorano Amaral; o diretor associado da FCM, Cláudio Saddy Rodrigues Coy; a coordenadora do curso de Medicina, Joana Fróes Bragança Bastos; e o professor do Departamento de Clínica Médica, Thiago dos Santos Martins, que também coordena a Disciplina de Emergência da FCM e divide a coordenação do curso com os médicos Marcelo Schweller, Daniel Franci e Tiago de Araujo Guerra Grangeia.

O principal objetivo do Curso Covid-19 da FCM é organizar as informações sobre a Covid-19 de maneira prática e objetiva, tendo como público-alvo principal, os estudantes, médicos residentes e profissionais da Unicamp que atuam diretamente na assistência aos pacientes. “A capacitação das equipes assistentes é a melhor maneira de melhorar a qualidade da assistência ao paciente, minimizar o risco de contaminação dos profissionais da saúde, e também, de otimizar a utilização de recursos, tão escassos durante este período”, comentou Daniel Franci.

A programação do curso está voltada à compreensão dos aspectos diagnósticos e terapêuticos dos pacientes com suspeita da doença. Os conteúdos reforçam também aspectos relacionados à proteção individual dos profissionais, através de orientações em relação à utilização dos equipamentos de proteção individual (EPIs) e também da padronização dos atendimentos e de alguns procedimentos de maior risco de contaminação para os profissionais.

Um dos coordenadores do curso, o médico assistente da FCM, Daniel Franci, explica que o diagnóstico precoce e correto, bem como o manejo clínico adequado – desde o primeiro contato do paciente com o serviço de saúde – são fundamentais para o controle da pandemia e oferecem mais chance de melhor evolução clínica dos pacientes. “Erros ou atrasos no diagnóstico, bem como a demora no tratamento inicial, ou tratamentos iniciais inadequados têm potencial para aumentar a disseminação comunitária e intra-hospitalar, e também aumentam a possibilidade de piora clínica e mesmo de óbito”, afirma.

Especialista em Clínica Médica, Daniel explica que a falha do profissional em observar cuidadosamente as recomendações de uso dos EPIs, durante os processos de trabalho, de atendimento e de procedimentos diagnósticos e terapêuticos – em um contexto ideal de disponibilidade de EPIs – é o principal fator de contaminação. “O treinamento adequado e continuado é fundamental para evitar essas falhas”, disse.

Tendo em vista a aula inaugural do curso que abordou os desafios da formação médico em meio à pandemia, o papel das instituições de ensino na área da saúde, de auxiliar os estudantes e profissionais a lidarem com uma situação ameaçadora e ainda pouco conhecida, foi destacado como fundamental.

“A educação e o treinamento destas pessoas precisam ser feitos mesmo que o conhecimento disponível seja escasso, e muitas vezes insuficiente para que se tenha segurança. Auxiliar essas pessoas a lidar com a constante dúvida em relação ao quadro clínico e às melhores condutas terapêuticas, e também com a sensação permanente de insegurança é fundamental. E isso se faz através da educação e do apoio institucional”, destacou o médico da FCM.

A escassez de conhecimento científico sobre a Covid-19, o distanciamento social, a implementação estrutural e o desenvolvimento de uma cultura de aprendizado por Ensino à Distância, frente às limitações estruturais e financeiras, características à realidade brasileira, figuram entre os principais desafios para a formação médica durante a pandemia.  De acordo com Daniel Franci, ainda é cedo para dimensionar quais ensinamentos a pandemia trará aos setores e profissionais de Emergência.

“No Brasil, a Medicina de Emergência foi definida como especialidade médica há menos de cinco anos. Vejo a necessidade de profissionalização dos setores de emergência, com gestão eficiente e qualificada na área, como um dos grandes aprendizados e talvez um dos maiores desafios. As instituições formadoras, como a Unicamp, têm o dever de liderar esse movimento, através da formação e qualificação de recursos humanos e também da produção e difusão do conhecimento”, disse Daniel.

COMO PARTICIPAR

Inicialmente, o Curso Covid-19 da Disciplina de Emergência da FCM está disponível somente para a comunidade interna da Unicamp. Para acessar o conteúdo, primeiro é necessário realizar login no Moodle https://moodle.ggte.unicamp.br/login/index.php utilizando o mesmo email institucional da (@unicamp.br) de acesso aos sistemas DAC, VPN ou rede wi-fi Eduroam. Depois, basta seguir para o endereço www.bit.ly/covidcurso.

Texto: Camila Delmondes

Autor

Edimilson Montalti

Trajetória

Jornalista científico e assessor de imprensa da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.

 

 

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