Testes diagnósticos do HC são destinados aos pacientes internados no hospital
Testes diagnósticos do HC são destinados aos pacientes internados no hospital

Caso apresente sintomas como dor de garganta, tosse ou febre, o servidor da Área de Saúde da Unicamp deve se dirigir ao Centro de Saúde da Comunidade (Cecom) para consulta médica. Em caso suspeito de Covid-19, terá seu material biológico coletado em nariz e garganta para exame diagnóstico (técnica PCR), e será afastado por 7 dias a contar do início dos sintomas, até a liberação do resultado.

“Caso teste negativo para Covid-19, e o servidor esteja sem sintomas, retornará ao trabalho. Caso teste positivo, será afastado por mais 7 dias até que esteja bem e o ciclo de 14 dias de isolamento social se complete. É importante frisar que, nesse momento, os testes são realizados apenas nos trabalhadores da Área da Saúde e em pacientes com sintomas graves”, explicou a coordenadora do Cecom, Patrícia Leme.

Dados da Unicamp dessa última quarta-feira (22) mostraram 77 casos positivos para Covid-19 na universidade, sendo 16 desses pacientes internados no Hospital de Clínicas (HC), e 61 funcionários da área de saúde da Universidade. Os dados são atualizados diariamente.

No início desse mês, o Laboratório de Patologia Clínica (LPC) do HC da Unicamp recebeu o credenciamento do Instituto Adolfo Lutz para a realização de testes diagnósticos para a Covid-19 dos servidores da Área de Saúde da Unicamp (HC, CAISM, Hemocentro, Gastrocentro, Cecom e Hospital Estadual de Sumaré (HES)) e para o público externo atendido no Hospital de Clínicas. Para realizar o teste no HC, no entanto, é necessário enquadrar-se em alguns critérios, explica o infectologista e coordenador de assistência do HC, Plínio Trabasso.

“Não é todo paciente com síndrome gripal que recebe a indicação para a coleta do exame. Apenas as pessoas que apresentem sinais com indicação para internação são testadas no HC. Essa é a recomendação do Ministério da Saúde, inclusive. No caso dos servidores da Área da Saúde da Unicamp, testados positivamente para Covid-19, os colegas de trabalho com quem mantiveram contato devem ficar alertas para o surgimento de sintomas suspeitos da doença. Neste caso, esses servidores devem se dirigir ao Cecom para verificar se eles se enquadram nos critérios de infecção por Covid-19”, reforçou Trabasso.