A Unicamp elaborou um cronograma para dar início à vacinação contra o coronavírus de seus profissionais dos campi de Campinas, Limeira e Piracicaba. O plano segue as diretrizes elaboradas pelo Estado de São Paulo em relação às datas de aplicação das duas doses das vacinas e também aos públicos que serão priorizados nesta primeira fase da vacinação. A expectativa é que 12.200 pessoas sejam vacinadas até o dia 26 de março.
Segundo a coordenação do Centro de Saúde da Comunidade (Cecom), a definição do dia em que a vacinação terá início na Universidade ainda depende dos trâmites de aprovação pela Anvisa das duas vacinas disponíveis no país, Coronavac e AstraZeneca/Oxford, e da distribuição das doses às unidades de saúde. No entanto, a Unicamp trabalha com a previsão de início para o dia 25 de janeiro, seguindo a previsão da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo.
"É importante esclarecer que essas vacinas são repassadas da Secretaria Estadual de Saúde ao Município de Campinas. Só então o Município verifica todas as demandas da cidade e aí fazem o repasse para cada Unidade Básica de Saúde, para o Hospital de Clínicas da Unicamp, para o Cecom, etc. Por isso, até o momento nós ainda não obtivemos nenhum prazo de entrega ou estimativa do número de vacinas que devemos receber. Nós não sabemos ainda quantas vacinas nós teremos e quando elas vão chegar", explica Patrícia Falabella Leme, coordenadora do Cecom.
Conteúdo originalmente publicado no Portal da Unicamp. Continue lendo.